segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pomba

NOME COMUM: Pombo-comum, pombo-doméstico ou Pombo-das-rochas
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Columbiformes
FAMÍLIA: Columbidae
NOME EM INGLÊS: Rock Dove, Feral Pigeon
NOME CIENTÍFICO: Columba livia
CARACTERÍSTICAS:
COMRPITMENTO: 30 cm aproximadamente
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: varia de 14 a 19 dias
FILHOTES:
Os filhotes abandonam os ninhos com 15 dias.
TEMPO DE VIDA: 9 anos
ALIMENTAÇAO: Alimenta-se de sementes, grãos e frutas e, nas cidades, do que estiver disponível nas ruas, incluindo resíduos.
REPORDUÇÃO: Os casais são muitas vezes constantes; o macho faz reverências à fêmea e ambos se acariciam na cabeça com frequentes arrulhos. Antes do coito, alimentam-se mutuamente com uma massa regurgitada. O pombo-comum faz o seu ninho numa plataforma de ramos, numa árvore ou em qualquer plataforma que esteja livre de frio e chuva, onde põe dois ovos brancos, que são incubados, tanto pelo macho como pela fêmea . A fêmea tem seis ninhadas por ano.
ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES: Os filhotes são alimentados com "leite de pomba", feito de células que se formam dentro da mandíbula inferior da fêmea.

ORIGEM: Esta espécie é originária da Eurásia e África e foi introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa.
DOENÇAS: Vítimas habituais de viroses e outras moléstias, como a ornitose e a doença de Newcastle, os pombos são hospedeiros de parasitas em sua plumagem. Entre eles se distingue a alma-de-pombo (Pseudolynchia canariensis) transmissora do hematozoário Hemoproteus columbae, parasito que não prejudica o hospedeiro.
Um dos mais velhos amigos do homem. Há imagens que o representam, na Mesopotâmia, datadas de 4.500 a.C.
Os faraós tinham a pomba a seu serviço, há mais de 3000 anos antes de Cristo. Eles haviam reconhecido sua grande resistência e espantoso senso de direção, e usavam-na como mensageira. Mais tarde, a pomba passou a ser valorizada pelo sabor de sua carne e por sua beleza decorativa. Na verdade, há três tipos de pomba doméstica: as que são criadas para o abate; os pombos-correio, usados para levar mensagens; e as pombas ornamentais, criadas por suas qualidades decorativas.
Essse pombo é uma ave bastante frequente em áreas urbanas. A plumagem é normalmente em tons de cinzento, mais claro nas asas que no peito e cabeça, com cauda riscada de negro e pescoço esverdeado. Caracterizam-se, em geral, pelos reflexos metálicos na plumagem, cabeça e pés pequenos, bicos com ceroma ou elevação na base e a ponta deste em forma de gancho. O bico é vermelho, curto e fino, com 3,8 cm de comprimento médio.
Um grande problema quanto ao pombo é que não há nenhum predador nas grandes cidades para este animal e sua reprodução é rápida, o que gera uma população cada vez crescente, um grave problema ambiental ao homem.
É considerado um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem. Até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombos, tais como: histoplasmose, salmonella, criptococose. Há um mito comum entre as pessoas não especializadas e até mesmo entre alguns profissionais da saúde de que eles podem transmitir toxoplasmose, mas a única maneira disso ocorrer seria através de uma hipótese remotíssima: se uma pessoa comesse a carne crua de uma ave que estivesse infectada com o Toxoplasma gondii. Portanto, o pombo não transmite toxoplasmose para seres humanos, somente para os animais que eventualmente se alimentem de aves cruas.
A pomba de granja comum pode ser pintada, preto-avermelhada-cinza ou branca, e tem a vantagem de ser muito fértil. O pombo-correio, cuidadosamente criado e selecionado, é pequeno, mas tem asas grandes e enorme resistência no vôo. Sabe-se de alguns pombos que chegaram a voar mais de 960 Km. As pombas ornamentais são criadas por causa de seu canto, por sua habilidades acrobatas ou de vôo, ou pela sua beleza. Criam-se pombos no mundo inteiro, e eles são alimentados com trigo, cevada, aveia e milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário