segunda-feira, 9 de abril de 2012

Zebra


As zebras vivem em bandos.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Equidae
Gênero Equus

As zebras são animais pertencentes ao Gênero Equus, representadas pela zebra-de-gravyi (Equus grevyi), zebra-das-planícies (E. quagga), e zebras das montanhas (E. zebra zebra e E. zebra hartmannae). Quanto ao status de conservação, estão, respectivamente, em perigo, risco mínimo e vulnerável (as duas últimas), segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, IUCN.
São encontrados, naturalmente, na África, do Saara à Rodésia. Vivem em bando de aproximadamente vinte indivíduos, geralmente com um único macho adulto. Alimentam-se de vegetais e convivem de forma pacífica com outros animais, como gnus, búfalos e avestruzes. Seus principais predadores são os leões, hienas e crocodilos.
Podem atingir mais de dois metros de comprimento, um e meio de altura e duzentos quilos. São animais com casco, de corpo branco com listras pretas, que se apresentam com traços distintos em cada indivíduo. Tal característica é bastante vantajosa, pois ajuda na identificação dos indivíduos do bando; e atrapalha os predadores a distinguir um único animal, quando as presas em potencial estão em bando, e confunde sua localização, quando um indivíduo está correndo. Quanto a isso, tais animais correm consideravelmente bem, podendo alcançar 60km/h de velocidade; e, em casos estremos, podem dar coices, a fim de se defender.
Cada gestação dura em média um ano, dando origem a uma única cria, na maioria das vezes. As listras vão escurecendo até que atinjam a idade adulta e no decorrer dos anos começam a clarear. A expectativa de vida é de trinta anos.
A Equus quagga, também chamada, cientificamente, de Equus burchellii, é a espécie mais comum, sendo geralmente ela a que costumamos encontrar em jardins zoológicos.
Curiosidades:
As zebras são brancas com listras pretas. Prova disso é que muitas delas nascem completamente brancas e, com o tempo, vão surgindo seus rajados negros.
Alguns animais do Gênero Equus não possuem listras e, portanto, não são considerados zebras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário